sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Módulo I Eixo II - Identidades


São cada vez mais comuns os debates sobre Identidade, tanto no meio acadêmico quanto nos círculos de amizades ou de interesses. Nos círculos informais, as discussões se centram nas aparências, gosto musical ou preferência esportiva, origem familiar entre outros assuntos que identifiquem as pessoas e digam como são, de onde são e de onde falam.
Há quem defenda que à perda da Comunidade sobreveio a criação das identidades, seja porque perdemos a segurança e a proteção da vida comunitária, seja devido à busca de uma convivência em grupo e com um grupo de iguais.
Todos nós temos uma origem, um ponto de partida, que pode ser relacionado a um lugar e um tempo específicos. Mas nem tudo está registrado na história oficial. Herdamos traços físicos, temperamento, mas herdamos também uma cultura, uma história e, com elas, um ambiente que foi territorializado. 
Nesse sentido, o espaço e o tempo assumem outras conotações na medida em que coexistem com outros espaços e tempos. Perceba que há diferenças entre lugares e tempos e as percepções desses conceitos para diferentes pessoas. 
Parece que em alguns lugares o tempo parou e isso fica visível no ambiente. Tempos diferentes convivem na maneira de ver de cada um, como a de alguns parentes mais velhos e outras pessoas que têm uma noção de tempo e espaço diferente da nossa.
Assim, podemos refletir sobre o lugar de onde viemos: a família, a casa, o bairro, a rua, a escola. Enfim, nossas tribos... Tudo isso pode falar de nós e, até certo ponto, pode responder a algumas questões sobre como construímos nossa identidade e como ela nos constrói. 

Possuir uma identidade também corresponde a determinados comportamentos em relação a nós mesmos, aos outros e aos ambientes que nos cercam e, assim, por esses vários territórios vamos nos movendo e sendo muitas coisas em muitos lugares. Por isso, muitas tribos demarcam seus territórios por meio de roupas, linguagens ou posturas diferentes, ou seja, por meio de construções identitárias diferentes.
Vivemos em sociedades que estão longe de serem sustentáveis, não possuem políticas públicas que estimulem estilos de vida ambientalmente saudáveis e que até colocam obstáculos para quem quer ser e ter, como a falta de alternativas de transporte público, pouca disponibilidade de alimentos orgânicos, altos custos de produtos de qualidade, etc. A modificação de territórios e tempos acontece levando, inclusive, a embates entre grupos de interesses conflitantes. Mas, inversamente, há também aqueles que se preocupam e lutam a fim de preservar e conservar seu ambiente


ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM – MINHA BIOGRAFIA ECOLÓGICA!
Para esta atividade seguiremos nosso roteiro de questões. Nele encontraremos formas de elaborar a biografia e poderemos ter uma ideia de nossa relação com o ambiente e com nosso passado. 
Assim como os autores estudados, vamos construir nossa biografia a partir do contato com o meio ambiente e do lugar de origem de nossos familiares. Além disso, vamos socializar nossas impressões, comparando a situação do ambiente nos diversos espaços que ocupamos ao longo de nossas vidas e na trajetória de nossas famílias.
Poste no blog sua biografia ecológica! Leia os outros textos sobre identidade para poder lhe auxiliar na produção de sua biografia! Bom trabalho!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário